Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/clinicaplenacombr/domains/clinicaplena.com.br/public_html/fertile/index.php on line 50

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/clinicaplenacombr/domains/clinicaplena.com.br/public_html/fertile/index.php on line 51
Clínica Plena Fértile - Centro de Reprodução Humana / Web Thomaz | ENTENDENDO OS MIOMAS UTERINOS

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/clinicaplenacombr/domains/clinicaplena.com.br/public_html/fertile/nav/paginas.php on line 49

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/clinicaplenacombr/domains/clinicaplena.com.br/public_html/fertile/nav/paginas.php on line 50

1- O que são miomas?

Miomas são tumores benignos (não cancerosos) dos músculos do útero. Os miomas são extremamente comuns, sendo estimado que afetam uma em cada cinco mulheres em idade fértil. Os miomas podem apresentar variações quanto ao tamanho e crescem lentamente. Não é clara a causa dos miomas, mas sabe-se que seu desenvolvimento depende do hormônio feminino, o estrógeno. Em geral, os miomas param de crescer e diminuem na menopausa, quando os níveis de estrógeno se reduzem. Caso tenha sido diagnosticado que você tem um mioma, seu médico vai discutir as opções de tratamento disponíveis para seu caso.


2- Quais são os sintomas?

Os miomas podem não causar nenhum sintoma. Eles podem, por exemplo, ser descobertos por acaso durante um exame ginecológico de rotina. Algumas mulheres, todavia, podem apresentar sangramento excessivo durante a menstruação ou sangramento irregular, fatos que podem levar a anemia. Os miomas de maior tamanho podem pressionar os órgãos à sua volta, como a bexiga ou o intestino, provocando sintomas como dificuldade de urinar ou, algumas vezes, necessidade de urinar frequentemente. Os miomas também podem causar certo desconforto, o que significa desde uma leve dor nas costas até fortes dores em baixo ventre. A gravidade dos sintomas está relacionada ao tamanho, número e localização dos miomas. Pode haver, algumas vezes, uma associação entre miomas e infertilidade (impossibilidade de engravidar). Caso você tenha miomas, deve discutir o tratamento com seu médico antes de engravidar.


3-Quais as opções de tratamento?

ALÍVIO DOS SINTOMAS

Se os miomas são pequenos e não causam desconforto, seu médico poderá concluir que não há necessidade de tratamento, recomendando somente exames de acompanhamento. Caso você esteja grávida, provavelmente seu médico vai prescrever analgésicos e solicitar que seja feito um controle mais cuidadoso durante a gestação. Para as mulheres que apresentam sintomas como dor ou sangramento menstrual excessivo devido aos miomas, uma das opções é o tratamento hormonal com substâncias como a progesterona. O organismo, quando recebe determinadas doses de progesterona, reage como na gravidez, interrompendo a menstruação. Dependendo das doses podem existir efeitos colaterais semelhantes aos sintomas que ocorrem antes da menstruação, como: retenção de água (inchaço), e eventualmente, alterações de humor. Atualmente com o uso de endoceptivos (dispositivo intra-uterino com progesterona - Mirena), as doses de progesterona liberadas no interior do útero são muito pequenas, praticamente descartando esses efeitos colaterais.

CIRURGIA

As cirurgias feitas para retirar os miomas são, em geral, a miomectomia, que é a retirada do(s) mioma(s) e a histerectomia, que é a retirada completa do útero. Para mulheres mais jovens que queiram manter a capacidade de engravidar, a miomectomia pode ser o procedimento de escolha. Razões psicológicas podem levar as mulheres a decidir por não remover o útero. Uma vez que o útero ainda permanece intacto, existirá sempre a possibilidade de surgirem novos miomas. A histerectomia é, com freqüência, recomendado para mulheres mais velhas que já tenham constituído família ou não desejam ter filhos. A histerectomia pode ser realizada tanto por via vaginal como através do abdomen, dependendo do que seu médico achar mais apropriado.

TERAPIA HORMONAL SUPLEMENTAR

Uma nova classe de medicamentos conhecida como análogos do GNRH é utilizada como auxílio no preparo da cirurgia com miomas. Os análogos do GNRH provocam a quase completa interrupção estrógeno produzido pelos ovários. O resultado disso é que os miomas que são dependentes dos estrógenos diminuem de tamanho, o que pode tornar a cirurgia mais simples e rápida. Pode também oferecer maior flexibilidade na realização do procedimento cirúrgico. Além do mais, com a interrupção da menstruação, as mulheres que apresentam sangramento muito intenso têm tempo para se fortalecer e melhorar da anemia, para que estejam em melhores condições para cirurgia. Como a cirurgia requer uma incisão menor após o uso do análogo do GNRH, há a probabilidade da redução da perda sanguínea, tornando o pós-operatório mais tranquilo.

Como os miomas voltam a aumentar de tamanho com a parada do análogo GNRH, esses agentes não são indicados para o uso a longo prazo, mas sim para uso antes da cirurgia. Os efeitos colaterais dos análogos do GNRH incluem sintomas da menopausa, como ondas de calor, sudorese, ressecamento vaginal e perda de cálcio dos ossos, que são na maior parte das vezes reversíveis.


4- Como posso obter mais informações?

A escolha do tratamento é uma decisão importante que somente pode ser tomada por seu médico juntamente com você. Seu ginecologista deve discutir com você todas as opções de procedimentos que podem ser feitos.




Contato